Luxemburgo concede €16,8 milhões de orçamento ao Níger
Niamey, Níger (PANA) - O Grão-Ducado do Luxemburgo decidiu um orcamento adicional de 16 milhões 800 mil euros (11 biliões de francos CFA), para cobrir, até 21 de dezembro de 2021, o Programa Indicativo de Cooperação (PIC 3) com o Níger, soube-se quarta-feira de fonte oficial.
A decisão foi tomada durante uma reunião realizada por visioconferência entre o ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Kalla Hankouraou, e o seu homólogo luxemburguês, Frantz Fayot.
O Grão-Ducado do Luxemburgo representa "um parceiro de longa data do Níger” com o qual ele mantém uma cooperação bilateral em vários domínios, nomeadamente o desenvolvimento rural, a hidráulica, o saneamento, a saúde, o ambiente bem como a governação e a mudança climática.
A reunião entre os dois chefes da diplomacia permitiu avaliar o PIC3 e estatuir sobre a prorrogação por um ano suplementar, até 31 de dezembro de 2021.
Esta prorrogação é acompanhada de um orçamento adicional de 16 milhões 800 mil euros para cobrir este período.
O PIC 3, em curso desde setembro de 2015, cobre o período de 2016-2020 e esteve dotado inicialmente de 67 milhões de euros, antes de subir para 85 milhões 500 mil euros em 2017.
Este aumento fez do Níger o primeiro país, em África, beneficiário da cooperação luxemburguesa, sublinhou o chefe da diplomacia nigerina.
Por sua vez, o seu homólogo do Luxemburgo exprimiu a sua compaixão às populações nigerinas, vítimas das inundações, e lembrou que o seu país contribuiu, por intermédio da Cruz Vermelha Nigerina e da Cruz Vermelha Luxemburguesa, com 250 mil euros para ajudar os sinistrados.
Sobre a covid-19, Fayot saudou os esforços do Governo do Níger e as “medidas corajosas tomadas” para enfrentar a pandemia.
O seu país deu um apoio às autoridades sanitárias avaliado em um milhão 700 mil euros e foi o primeiro Estado europeu a apoiar o Níger no quadro do combate à pandemia do coronavírus.
-0- PANA SA/JSG/SOC/FK/IZ 30set2020