Luxemburgo atribui ajuda orçamental de €15 milhões a Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde e Luxemburgo assinaram quarta-feira dois acordos de ajuda orçamental de 15 milhões de euros, a ser atribuída por este último, para o financiamento de projetos no arquipélago nos setores de emprego, empregabilidade e saúde, apurou a PANA de fonte oficial.
Os acordos foram assinados através de vídeoconferência pelo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e pelo ministro luxemburguês da Cooperação e Ação Comunitária, Franz Fayot.
Os dois documentos fazem parte do Novo Programa Indicativo de Cooperação Desenvolvimento – Clima e Energia (PIC DCE 2025-2025), rubricado em 08 de julho de 2020 e que rege a cooperação entre os países nos próximos cinco anos.
Conforme Rui Figueiredo Soares, esses dois instrumentos estão na linha da excelência da relação de cooperação e diálogo político entre os dois países e vão contribuir, de forma decisiva, para alavancar os dois setores contemplados.
“Esta ajuda orçamental de 15 milhões de euros, sendo 10 milhões para emprego e empregabilidade e cinco milhões para o setor da saúde, neste contexto de pandemia da covid-19, é uma ajuda bem-vinda que irá contribuir de forma decisiva para alavancar os dois setores”, precisou.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana lembrou que Cabo Verde se debate ainda com o grande problema do emprego e, sobretudo, do desemprego jovem, com uma larga faixa da juventude que ainda não conseguiu aceder ao mercado de trabalho.
“Por conseguinte, essa ajuda orçamental de 10 milhões de euros num período de cinco anos para a melhoria das condições de emprego e empregabilidade será importante”, realçou.
Rui Figueiredo Soares assinalou que os cinco milhões de euros para o setor de saúde terão um impacto positivo, não só pelos investimentos que já vinham sendo feitos pelo Luxemburgo, nessa área, mas também em matéria de respostas aos desafios da covid-19.
O governante explicou que o montante é destinado aos investimentos que já estavam previstos em infraestruturas e equipamentos.
No entanto, ele adiantou que o Luxemburgo já prometeu que Cabo Verde será um dos primeiros países beneficiários da doação de vacina por parte do país europeu.
Rui figueiredo Soares reafirmou que Luxemburgo é um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, um parceiro “fiável e previsível” que tem respondido sempre com prontidão às grandes demandas de cooperação e desenvolvimento do arquipélago.
-0- PANA CS/IZ 07julho2021