Agência Panafricana de Notícias

Luto nacional de três dias no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA)- As bandeiras estão à meia-haste desde esta quarta-feira no Quénia, que observa um luto nacional de três dias em memória das vítimas do ataque mortífero do centro comercial Westgate de Nairobi, a capital, que fez 67 mortos, 65 pessoas desaparecidas e cerca de 200 feridos.

Terça-feira, numa mensagem aos seus compatriotas, o Presidente Uhuru Kenyatta anunciou um luto nacional de três dias e o fim do cerco ao centro comercial atacado sábado por terroristas do grupo islamita somalí Al-Shabaab.

O Presidente queniano afirmou que cinco assaltantes foram mortos e 11 suspeitos detidos no quadro deste ataque, o mais grave neste país da África Oriental depois do atentado à bomba de 1998 contra a Embaixada americana em Nairobi, que fez 200 mortos.

Segundo o diário local Daily Nation, os socorristas e os soldados efetuam buscas no centro comercial à procura de corpos, enquanto se pensa que a maioria dos comerciantes que foram retidos como reféns pelos terroristas perderam a vida no incêndio do centro comercial.

O secretário do Governo, Francis Kimenia, disse que médicos legistas vindos dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e de Israel ajudam os Quenianos a identificar as vítimas e os assaltantes.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 25set2013