Agência Panafricana de Notícias

Luta contra terrorismo requer coordenação regional e internacional continua, diz Tunísia

Tunis, Tunísia (PANA) - A luta contra o terrorismo, um fenómeno transfronteiriço e continental, necessita de uma coordenação regional e internacional contínua, afirmou quarta-feira o primeiro-ministro tunisino, Habib Essid.

'' A Tunísia trabalha em coordenação e consulta permanente com os países vizinhos a fim de lidar com este flagelo e alcançar a sua erradicação, '' disse Essid durante uma audiência concedida ao coordenador da União Europeia (UE) na luta contra o terrorismo, Gilles de Kerchove.

Sublinhou que ''o nosso país, na sua luta contra a terrorismo, passou da posição de defesa para a de antecipação'', indica um comunicado divulgado pelo primeiro-ministro tunisino.

Essid salientou que esta batalha necessita de uma abordagem multidimensional, ligada às áreas de segurança, do desenvolvimento, social, económico, da educação e de consciencialização.

Do seu lado, o coordenador da UE para a luta contra o terrorismo afirmou que a sua instituição vai reforçar a cooperação com a Tunísia numa larga escala com base na troca de informações sobre a segurança e a coordenação permanente.

-0- PANA AD/I/BEH/DIM/DD 27fev2015