Agência Panafricana de Notícias

Lula da Silva em cimeira económica na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O ex-Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, faz parte dos intervenientes internacionais esperados na 17ª Cimeira Económica Nigeriana (NES) em setembro sob o tema “Colocar a Nigéria no Trabalho: Reforçar as Parcerias para o Desenvolvimento Político e Económico”.

« Em conformidade com a prática em vigor, o Comité de Planificação Mista (JPC) contactou o antigo Presidente do Brasil, Lula da Silva, enquanto convidado de honra especial que deverá partilhar a sua experiência em matéria de desenvolvimento adquirido durante o seu mandato », declarou à imprensa o secretário da Comissão Nacional de Planificação (NPC), o professor Sylvester Monye.

A NES, que decorre de 6 a 8 de setembro, é um evento anual organizado conjuntamente pelo Governo nigeriano, representado pela Comissão Nacional de Planificação (NPC), e pelo setor privado representado pelo Grupo Nigeriano da Cimeira Económica (NESG).

Esta cimeira tornou-se o maior e mais prestigiado fórum económico para os decisores, industriais e peritos em desenvolvimento dos setores público e privado da economia nigeriana, bem como representantes de universidades, parceiros de desenvolvimento e organizações da sociedade civil.

O fórum serve igualmente de plataforma para discutir o desenvolvimento nacional, elaborando uma estratégia comum e um quadro político para reforçar o crescimento e o desenvolvimento da economia nigeriana.

"Sob a direção da Lua, assistiu-se à transformação do Brasil numa economia sólida e de primeiro plano na América do Sul. Estamos convencidos de que os nossos dirigentes dos setores público e privado devem partilhar as suas qualidades de liderança visionária e desinteressada que permitiram esta transformação do Brasil", declarou o professor Monye.

Ele sublinhou que a escolha do tema da conferência foi influenciada pelo desejo de enfrentar os desafios socio-económicos do país, em particular no domínio do emprego dos jovens nigerianos.

Segundo o Gabinete Nacional da Estatística (NBS), a taxa de desemprego era estimada em 20 porcento em 2010.

A taxa de desemprego dos jovens da faixa etária dos 15-24 anos é de 32 porcento e de 47,5 porcento entre o grupo de idade dos 25-44 anos.

Estes dados são elevados apesar dum crescimento regular do Produto Interno Bruto (PIB) de 7 porcento nos últimos anos.

-0- PANA SB/SEG/FJG/AAS/SOC/MAR/TON 30junho2011