Agência Panafricana de Notícias

Lula da Silva confirma presença na Cimeira CEDEAO/Brasil em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, confirmou a sua presença na primeira Cimeira CEDEAO/Brasil, prevista para 2 de Julho próximo, na ilha cabo-verdiana do Sal, apurou a PANA de fonte diplomática.
Nesta cimeira entre a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e o Brasil devem participar também os chefes de Estado ou de governo dos 15 Estados-membros da organização oeste-africana.
A realização desta cimeira extraordinária da CEDEAO foi proposta por Cabo Verde para "homenagear" o presidente brasileiro pelo impulso que tem dado ao incremento das relações entre o Brasil e continente africano, em geral, e, em particular com os países da África do Oeste.
Para além da homenagem a Lula da Silva, que deixa o poder este ano, os participantes irão também debater propostas visando o alargamento das bases comerciais entre os países sul-americanos e oeste-africanos.
"O Presidente brasileiro é uma personalidade que pode ajudar nesse caminho", declarou o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, José Brito.
Para o chefe da diplomacia cabo-verdiana, há uma "grande necessidade" de se reforçarem as relações comerciais entre a América do Sul e a África Ocidental.
Neste contexto, disse, a próxima cimeira constitui um elemento essencial para as consolidar e África "tem cada vez mais necessidade de recursos humanos e financeiros".
A Cimeira CEDEAO/Brasil decorrerá na ilha turística do Sal, uma vez que a capital do arquipélago, Praia, não tem capacidade hoteleira nem aeroportuária para receber as 16 delegações esperadas.
Para o efeito, está em curso uma grande movimentação logística para que a ilha do Sal, que tém maior capacidade hoteleira, possa receber as 16 delegações, entre elas a de Cabo Verde, cujos órgãos de poder estão concentrados na Cidade da Praia.
Para além da vinda de Lula da Silva, as autoridades cabo-verdianas já têm indicações de que estarão presentes, pelo menos, uma dezena de Presidentes e chefes de Governo dos 15 países que integram a CEDEAO.
Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné-Conacrkry, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo são os 15 Estados-membros da CEDEAO.