Lugares de culto e bares autorizados a reabrir no Togo um mês depois
Lomé, Togo (PANA) - As autoridades togolesas autorizaram a reabertura dos locais de culto e dos bares encerrados, a 10 de setembro passado, na sequência do aumento de casos da covid-19, de acordo com um comunicado oficial chegado sábado à PANA.
O comunicado assinado pelo ministro da Administração Territorial, Payadowa Boukpessi, refere que a medida teve em conta a evolução das contaminações no país e as discussões mantidas com atores sanitários.
Os locais de culto autorizados a reabrir estão entre aqueles cuja abertura foi autorizada antes da medida de encerramento, precisou o ministro.
Ele acrescentou também que todas as medidas serão ajustadas à evolução da pandemia no país, incluindo as ade caráter restritivo anunciadas, a 10 de setembro de 2021, que serão automaticamente reaplicadas em caso de um forte aumento dos casos de contaminação.
Um comunicado semelhante foi igualmente emitido pelo ministro da Cultura e Turismo, Kossi Lamadokou, relativamente a grandes bares e locais de distração.
Os dois ministros lembraram aos responsáveis pelos locais de culto e bares que tomassem as medidas adequadas para respeitar as medidas barreiras bem como para sensibilizar os fiéis e os clientes a serem vacinados.
Em setembro passado, o Togo enfrentou uma onda de casos, com mais de 200 contaminações todos os dias em comparação com os quatro a 10 diários registados, em julho, levando o Governo a proibir a abertura de locais de culto bem como bares que reúnem grandes multidões.
Até sexta-feira, 08 de outubro corrente, o Togo tinha 25 mil 731 casos de contaminação acumulados, incluindo 26 novas infeções.
O número de casos ativos é estimado em mil 310, contra 24 mil 186 recuperações das quais 122 das últimas 24 horas, enquanto os óbitos permanecem inalterados em 235 desde quinta-feira.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/DIM/IZ 09out2021