Agência Panafricana de Notícias

Louis Michel nomeado chefe da Missão de Observação Eleitoral da UE no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O antigo ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Louis Michel, foi nomeado chefe da Missão Europeia de Observação Eleitoral no Mali, onde a primeira volta do escrutínio presidencial está prevista para 28 de julho próximo, soube-se de fonte oficial europeia.

Segundo um comunicado de Cathérine Ashton, alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança Comum, o antigo chefe da diplomacia belga dirigirá as diferentes equipas que vão acompanhar o desenrolar dos escrutínios da campanha eleitoral na contagem dos boletins de voto.

Fará depois um relatório final que será apresentado ao Parlamento Europeu.

As primeiras equipas da Missão de Observação Eleitoral devem ser desdobradas a partir do início de junho próximo, indica o comunicado.

Durante a conferência internacional dos doadores para o Mali, organizada recentemente em Bruxelas, o Presidente maliano interino, Dioncounda Traoré, comprometeu-se a respeitar a data das eleições, considerando que o fracasso deste escrutínio teria graves consequências para o seu país.

Uma recente conferência de doadores, na qual participaram 108 delegações do mundo inteiro, permitiu mobilizar três biliões e 250 milhões de dólares americanos para o Mali.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 28maio2013