Lomé acolhe primeiro "Fórum Infra para África"
Cotonou, Benin (PANA) - Lomé, a capital do Togo, recebe de 3 a 4 de julho o primeiro Fórum Infra para África, subordinado ao tema "Bankable, Scalable, Replicable", soube-se esta sexta-feira com os organizadores.
Iniciado pelo Africa50, o fórum reúne líderes de vários sectores que partilham a sua experiência no investimento em infra-estruturas para responder às necessidades de desenvolvimento de África, refere o comunicado divulgado pelos organizadores.
O evento proporcionará uma plataforma para funcionários do governo, líderes empresariais e especialistas de toda a África e além para se envolver em discussões aprofundadas sobre oportunidades de investimento, inovação, parceria e o futuro da infra-estrutura do continente e, acima de tudo, para tornar o projetos financiáveis e para garantir que os projetos possam ser replicados em larga escala em todo o continente.
O Fórum fará parte da assembleia geral de accionistas do Africa50, um grupo criado pelos governos africanos, o Banco Africano de Desenvolvimento e dois Bancos Centrais Africanos para ajudar a colmatar o défice de financiamento de infra-estruturas em África, facilitando o desenvolvimento de projectos, mobilizando instituições públicas e privadas financiamento do setor e investimento em infraestrutura no continente.
O grupo Africa50 centra-se, diz-se, em projectos de média e grande dimensão que tenham impacto no desenvolvimento ao mesmo tempo que oferecem aos investidores uma rentabilidade adequada.
-0- PANA IT/JSG/MAR 19maio2023