Lomé, Togo (PANA) - A capital togolesa vai acolher, de 26 a 28 de maio, uma conferência internacional sobre a moeda única na África Ocidental, uma iniciativa do economista togolês Kako Nubukpo, especialista em moeda, soube a PANA segunda-feira, em Lomé.
Intitulada "Do F CFA ao ECO: Que moeda para o desenvolvimento na África Ocidental", esta conferência que reunirá cerca de 200 participantes faz parte de uma abordagem dos Estados Gerais Eco e promoverá perspetivas sobre a futura moeda comum da UEMOA e eventualmente da CEDEAO.
Iniciada pelo ex-ministro togolês da Prospetiva Econóomica, Kako Nubukpo, quando se tornou decano da Faculdade de Economia e Gestão (FASEG) da Universidade de Lomé, a conferência visa abrir o debate sobre a questão da moeda única na África Ocidental.
Kako Nubukpo, um dos críticos do atual Franco CFA, foi ministro das Perspetivas Económicas, antes de ser decano da Faseg (apenas alguns meses) e mais tarde comissário da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), com sede em Ouagadougou, no Burkina Faso, e representando o Togo nesta instituição.
-0- PANA FAA/IS/MAR/IZ 24maio2021