Agência Panafricana de Notícias

Ligeira remodelação do Governo nigerino

Niamey, Níger (PANA) – O chefe de Estado nigerino, Issoufou Mahamadou, procedeu a uma remodelação técnica do Governo marcada pela nomeação de Maidagi Allambeye para o Ministério da Agricultura, soube-se de fonte oficial terça-feira.

Maidagi Allambeye substitui Abdou Labo detido na cadeia civil de Say, no oeste do país, na sequência dum caso de bebés importados da Nigéria.

A sua esposa implicada neste caso está detida na cadeia civil de Kollo (30 quilómetros a sudoeste de Niamey), juntamente com a esposa do presidente da Assembleia Nacional, Hama Amadou.

No total 29 pessoas foram interpeladas neste caso de bebés importados, das quais 12 mulheres estão colocadas em detenção.

Após o encarceramento do ministro Abdou Labo, os ponteiros estão virados para o presidente da Assembleia Nacional, Hama Amadou, que beneficia da imunidade parlamentar até que ela seja levantada pelo Parlamento.

O novo ministro da Agricultura é um próximo e um companheiro político de Abdou Labo que ambos pertencem à ala dissidente da Convenção Democrática e Social CDS-Rahama, partido de Mahamane Ousmane, ex-Presidente da República.

Este partido apoia o Presidente Issoufou Mahamadou na sua política de renascença do Níger.

-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 27ago2014