Agência Panafricana de Notícias

Liga Árabe reitera apoio a esforços das Nações Unidas na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O representante do Secretário-Geral da Liga Árabe na Líbia, Nasser al-Koudwa, reiterou o apoio da sua organização aos esforços das Nações Unidas na Líbia e aos de Bernardino Leon, enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas neste país assolado por uma escalada da violência nas vésperas da retomada do diálogo inter-líbio.

Num comunicado retomado sábado pela imprensa líbia, a Liga Árabe indica que Al-Koudwa teve uma conversa telefónica com Leon sobre os últimos desenvolvimentos na Líbia e as medidas que o enviado onusino pretende tomar na área do diálogo nacional líbio com vista a pôr termo à crise neste país da África do Norte.

A Líbia é palco de uma onda de violências que aumentou estes últimos dias com a retomada dos confrontos armados que opõem as milícias islamitas às unidades do exército líbio no crescente petrolífero (leste) que alberga os principais terminais petrolíferos, bem como no oeste do país, nos arredores da base aérea de al-Outhia, em Benghazi e em Derna.

Estes combates fizeram centenas de mortos e igual número de feridos e obrigaram milhares de pessoas a deslocar-se, abandonando os seus lares e bens.

Estes confrontos prosseguem apesar da proclamação pelos beligerantes de um cessar-fogo unilateral incentivado pelo emissário especial das Nações Unidas, Bernardino Leon, para apoiar o diálogo inter-líbio iniciado em Genebra, na Suíça, e que será transferido para o solo líbio a pedido dos participantes.

A retomada do diálogo inter-líbio está previsto para a próxima semana, segundo fontes parlamentares líbias.

No termo da segunda ronda do diálogo inter-líbio de Genebra, os participantes concordaram na necessidade de formar um Governo de unidade nacional e garantir disposições de segurança que restabelecem a confiança entre os Líbios e restauram a estabilidade no país.

Os participantes no diálogo político líbio, facilitado pelas Nações Unidas em Genebra esta semana, aceitaram igualmente "o princípio" de realizar as futuras sessões de negociações na Líbia, se as condições logísticas e de segurança forem reunidas.

-0- PANA BY/JSG/CJB/TON 07fev2015