Agência Panafricana de Notícias

Liga Árabe defende medidas decisivas contra terrorismo na Líbia

Cairo, Egito (PANA) - O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al-Arabi, defendeu decisões cruciais contra o terrorismo na Líbia e exprimiu o apoio total à legitimidade da Câmara dos Representantes (Parlamento) e ao seu Governo, bem como o apoio ao diálogo nacional na Líbia e aos esforços do enviado das Nações Unidas no país, Bernardino Leon.

Falando na abertura duma reunião esta segunda-feira dos delegados da Liga Árabe no Cairo (Egito), Al-Arabi afirmou que "a Liga exprime a sua grande preocupação e a atenção que ela atribui ao que acontece na Líbia desde 2011, sublinhando a sua disponibilidade de fornecer qualquer assistência que poderia ajudar o povo líbio".

Al-Arabi exprimiu igualmente a sua preocupação relativa à situação atual na Líbia, qualificando o ataque contra a sede do Parlamento líbio em Tobrouk (leste), o bombardeamento contra as instalações petrolíferas na zona do Crescente Petrolífero e o rapto de 13 Egípcios em Sirtes de "atos de terrorismos com impactos negativos sobre a estabilidade da Líbia e dos países vizinhos".

Ele acrescentou que a Liga Árabe reafirma as suas resoluções anteriores e pede que elas sirvam de base, nomeadamente o facto de que a solução para a crise líbia seja à escala nacional, rejeitando qualquer ingerência externa nos assuntos internos da Líbia.

O secretário-geral da Liga Árabe anunciou que ele manterá uma reunião com o presidente da Câmara dos Representantes, Aguila Saleh Gueider.

A reunião de emergência da Liga Árabe desta segunda-feira realiza-se a pedido do representante da Líbia, o embaixador Achour Bou Rached, para discutir sobre a evolução recente da situação na Líbia no contexto do ressurgimento da violência.

Um novo ciclo de diálogo sob a égide da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) devia realizar-se esta segunda-feira, mas foi adiado para data ulterior devido à persistência de divergências entre os protagonistas líbios.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 05jan2015