Liga Árabe apoia esforços da Líbia para estabilidade
Tripoli, Líbia (PANA) - A Liga Árabe exprimiu o seu apoio à dedicação da Líbia à estabilidade e à unidade da posição árabe sobre esta matéria, declarou domingo em Tripoli a ministra Líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch.
A chefe da diplomacia líbia fez esta declaração num briefing no final de uma reunião consultiva do Conselho Executivo da Liga Árabe, ocorrido domingo em Tripoli e presidida pela Líbia.
Afirmou que ministros presentes no encontro manifestaram o seu apoio aos esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas na Ĺíbia (MANUL) e ao enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Abdoulaye Bathily, com vista a realizar a estabilidade e eleições no país.
"Na Líbia, consideramos que o direito do povo e do Estado líbios, e a nossa responsabilidade nesta fase obriga-nos a não alienar o nosso direito, e graças a Deus, realizamos esta reunião com sucesso, a despeito das dificuldades", regozijou-se a diplomata líbia.
Ela aludia à atitude do Egito, quando a Líbia presidiu, na pessoa da sua ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, à 157.° sessão do Consekkho Executivo da Liga Árabe, em setembro de 2022, na cidade do Cairo, no Egito.
O ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros retirou-se da reunião, alegando a ilegimidade do Governo de Unidade Nacional cujo mandato terminou em finais de junho de 2022.
Porém, al-Mangouch indicou, durante mesmo briefing, qu'"na Líbia, vemos as coisas segundo um prisma particular e diferente do dos outros países."
"A realização das reuniões, sob qualquer forma que seja, representa uma mensagem necessária para apoiar os esforços para a estabilidade", sublinhou a chefe da diplomacia líbia, acrescentando que "qualquer outra coisa contrária é considerada como um passo atrás que não se pode aceitar."
No tocante à reunião, ela frisou que a Líbia conseguiu preservar a tradição de concertação através de um encontro periódico em Tripoli.
A seu ver, trata-se de uma boa tradição quando os ministros dos Negócios Estrangeiros se encontram, bem como delegados de certos países (da Liga Árabe), para discutirem questões árabes comuns.
No encontro decorrido domingo em Tripoli participaram ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados membros da Liga Árabe, nomeadamente Tunísia, Argélia, Palestina, Sudão, ilhas Comores, Qatar e o Sultanato de Omã.
Também estiveram presente neste fórum o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Abdoulaye Bathily, e uma delegada da 'União Africana.
-0- PANA BY/IS/SOC/DD 22jan2023