Conakry, Guiné (PANA) - A Liga Guineense de Futebol Profissional (LGFP) declarou como perdido por 0-3 o jogo do Association Sportive de Kaloum (ASK) contra o Horoya devido aos incidentes ocorridos no "clássico" disputad no Estádio de 28 de Setembro, e que levaram à interrupção da partida pelo trio arbitral, soube a PANA de fonte desportiva.
Durante uma reunião recente, a LGFP considerou, depois de examinar os relatórios da equipa arbitral do jogo, que o duelo de 20 de abril entre os dois clubes da capital guineense teve de ser interrompiso depois de arremessos de pedras e outros projéteis para o relvado, numa altura em que o Horoya vencia por 1-0 o ASK, que acolhia os Vermelhos e Brancos de Matam, arredores da capital, Conakry.
Para além da derrota no relvado, o ASK pagará uma multa de cerca de 210 mil francos CFA (mais de 400 dólares americanos).
Os adeptos do ASK estão proibidos de viajar nos próximos quatro jogos a contar do da 26.ª jornada que vai opor os Kaloumistes ao Hafia de Conakry.
Antes de decidir parar definitivamente o jogo, o árbitro tinha interrompido a partida três vezes devido à multiplicação de aremessos de projéteis para o campo após mais de 30 minutos de jogo.
Depois desta derrota na relva, o ASK foi despromovido para o oitavo lugar na classificação geral com 34 pontos, enquanto o Horoya já é sagrado campeão da Guiné-Conakry pela vigésima vez da sua história.
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/DD 03maio2022