Liga Árabe defende cessar-fogo imediato em torno de Tripoli
Cairo, Egito (NAPA) - O Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Abu El-Gheit, reiterou o seu apelo a um cessar-fogo imediato em torno da capital líbia, Tripoli, indica um comunicado de imprensa da referida entidade publicado sexta-feira.
El-Gheit advogou igualmente o regresso dos partidos líbios ao processo político, sob os auspícios das Nações Unidas, a fim de se alcançar uma solução inclusiva e duradoura para a crise líbia, lê-se na nota.
A Liga Árabe afirmou sexta-feira estar a trabalhar para intensificar os esforços com base na resolução aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ministros da mesma instituição, a 10 de setembro último, com vista a conseguir um cessar-fogo imediato e o reatamento do processo político a fim de unificar as instituições estatais líbias e preencher outros requisitos de segurança, políticos e constitucionais.
El-Gheit realizou uma série de consultas com o secretário-geral das Nações-Unidas, António Guterres, para o efeito, tendo enviado uma carta formal na qual lhe pedia que adoptasse um mecanismo para reforçar a cooperação entre a Liga Árabe e as Nações Unidas.
Na mesma missiva, ele informou o seu interlocutor que estava a realizar consultas sobre abordagens propostas para se criar um mecanismo conjunto, de acordo com o comunicado .
Por sua vez, António Gutarres expôs o pedido de El-Gheit ao Conselho de Segurança da ONU, acrescentou o documento.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 18out2019