Agência Panafricana de Notícias

Liga Árabe contra intervenção estrangeira na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Liga dos Estados Árabes (LEA) deplorou a deterioração da situação de segurança na Líbia devido aos confrontos armados iniciados há mais de um mês, afirmando não apoiar qualquer intervenção estrangeira no país.

Os países árabes devem resolver os seus problemas por si próprios ou com a ajuda de países irmãos, longe da intervenção de estrangeiros, indicou o secretário-geral adjunto da Liga Árabe, Fadhel Mohamed Jaouad, citado terça-feira pelo jornal Al-Wassat.

Segundo ele, a Liga Árabe está a acompanhar com preocupação e grande interesse os desenvolvimentos da situação deplorável na Líbia, tendo em conta a importância deste país na cena árabe.

Ele saudou a investidura do novo Parlamento em Tobrouk (leste), apesar do boicote de alguns deputados, afirmando que as suas reuniões são legítimas visto que a Declaração Constitucional autoriza a realização de reuniões do Parlamento fora da sua sede em Benghazi.

Considerou a entrada em funções do novo Parlamento "um grande passo político" no processo em curso na Líbia, e exprimiu a esperança de que o Parlamento vai contribuir, com a ajuda dos países vizinhos e outros Estados árabes, para o restabelecimento da paz e da tranquilidade na Líbia.

Sobre a posição da Liga Árabe em relação ao pedido do novo Parlamento líbio para uma intervenção internacional para proteger os civis e o desmantelamento das milícias e dos grupos armados, ele precisou que a Liga «não deseja e não apoia uma intervenção estrangeira na Líbia ».

Ele indicou, no entanto, que a decisão final cabe ao Parlamento permitir ou impedir uma intervenção estrangeira, sublinhando que a Liga Árabe prefere que os países árabes resolvam os seus problemas por si próprios ou com a ajuda de países amigos longe das ingerências estrangeiras.

Lembrou que a Liga Árabe participa nas reuniões dos países vizinhos da Líbia que já foram realizadas ou que decorrerão brevemente com vista a ajudar a Líbia a restaurar a sua segurança e estabilidade.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 20ago2014