Agência Panafricana de Notícias

Líderes tradicionais senegaleses apoiam Kadafi pela unidade africana

Tripoli, Líbia (PANA) – Dignitários tradicionais senegaleses exprimiram o seu apoio ao discurso do guia líbio, Muamar Kadafi, pronunciado terça-feira passada, em Dakar (Senegal), apelando para a unidade africana e para fazer face aos desafios que ameaçam o continente africano.

Num comunicado publicado em Dakar e retomado domingo pela Agência Líbia de Notícias (JANA), os dignitários tradicionais senegaleses manifestaram o seu apoio a Kadafi enquanto "rei dos reis de África" e pelo seu compromisso de trabalhar com o Presidente Abdoulaye Wade (do Senegal) contra a hesitação de alguns líderes africanos no processo da unidade do continente africano.

Eles declararam igualmente a sua determinação de trabalhar de maneira permanente para ativar a ação popular africana no continente com vista à sua unidade.

Eles exprimiram, por outro lado, o seu orgulho pela criação do fórum dos chefes tradicionais em África, em 2008, na cidade líbia de Benghazi (nordeste), bem como a sua vontade de prosseguir com a organização do seu fórum em África para realizar as aspirações das populações africanas na edificação dos Estados Unidos de África.

Os líderes tradicionais senegaleses apelaram, no seu comunciado, às populações do continente para prosseguirem a sua pressão com vista à realização das expetativas de militantes africanos como Kwame Nkrumah (do Gana), a fim de realizar o sonho da unidade africana, da estabilidade e da prosperidade para os filhos de África bem como do seu desenvolvimento político e económico.

Kadafi exortou, terça-feira passada, num discurso diante da III edição do Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN) que decorre na capital senegalesa, Dakar, de 10 a 31 de Dezembro corrente, as populações africanas a olharem para diante e pensar no futuro "que só será certo mediante a realização da unidade africana e a formação de um governo federal africano, dum exército africano único, duma única identidade africana e duma única moeada africana".

-0- PANA BY/AM/TBM/MAR/DD 20Dezembro2010