Líderes oceânicos mundiais reúnem-se na cidade cabo-verdiana de Mindelo
Praia, Cabo Verde (PANA) - Líderes oceânicos mundiais reunir-se-ão esta semana na cidade cabo-verdiano do Mindelo para demonstrarem o trabalho desenvolvido em Cabo Verde no domínio da preservação do ambiente marinho, apurou a PANA de fonte oficial.
A associação cabo-verdiana de proteção ambiental, Biosfera 1, reúne, esta semana, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, , apurou a PANA, segunda-feira, de fonte segura.
Conforme informações da Associação Cabo-Verdiana de Proteção Ambiental, o encontro visa conetar estes líderes ligados aos oceanos (Ocean Leaders, em inglês) ao trabalho feito em Cabo Verde e noutras instituições, relativamente a questões oceânicas.
Neste sentido, o grupo participará em atividades sobre a temática dos oceanos, encontros com as comunidades locais e pescadores das ilhas de São Vicente e Santo Antão.
Do programa do encontro consta ainda a participação dos mesmos numa campanha de limpeza das praias costeiras de São Vicente, promovida pela Biosfera 1.
Desta forma, a associação pretende mostrar as valências de Cabo Verde que tem um “cenário oceânico complexo e internacionalmente significativo”, com a “maior área de oceano que qualquer país da África Ocidental”.
O cenário é ainda um hotspot (zona de intensa atividade) global para a vida marinha.
Conforme a mesma fonte, a Biosfera I pretende também avisar aos participantes que as alterações climáticas, a destruição do habitat e a pesca ilegal representam uma “séria ameaça” à vida marinha e, consequentemente, aos meios de subsistência das comunidades piscatórias costeiras.
Oitenta por cento dos residentes nas ilhas do arquipélago dependem do oceano para o seu rendimento e a segurança alimentar.
-0- PANA CS/DD 25out2022