Agência Panafricana de Notícias

Líderes mundiais reunidos na Etiópia para debater financiamento de desenvolvimento

Dar es-Salaam, Tanzânia (PANA) – Dirigentes mundiais reunir-se-ão durante seis dias na Etiópia na terceira Conferência internacional sobre o Financiamento do Desenvolvimento (FdD) para discutir o modo de erradicação da pobreza e da fome, anunciou, terça-feira, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), ressaltando que o mundo "encontra-se num ponto de decisão fatídica".

Num comunicado transmitido à PANA em Dar es Salaam, a capital tanzaniana, o FIDA sublinhou que, como única instituição de financiamento internacional da ONU, ele desempenhará um papel importante ao ressaltar o facto de a maioria das populações mais pobres do mundo residir em zonas rurais, constituindo uma fonte formidável que deve ser integrada na nova visão para um futuro duradouro.

"Todavia, as discussões em torno do financiamento e objetivos abrangem biliões de populações rurais que tentam alimentar-se", disse o Presidente do FIDA, Kanayo F. Nwanze, que se deslocará a Addis Abeba na próxima semana com a mensagem de que os dirigentes mundiais têm de olhar além dos recursos financeiros e da ajuda tradicional.

"Não se trata apenas de dinheiro. A chave de um futuro sustentável sem pobreza e sem fome continua a ser as populações. As pessoas reunidas em Addis Abeba devem olhar além do continente em que se reúnem para ver isso", disse.

"Com bom apoio, as populações rurais podem transformar as suas próprias comunidades contribuindo assim para a segurança dos bens públicos mais essenciais do planeta, incluindo o ar puro e a água fresca", acrescentou.

Três encontros chaves na reunião deste ano vão marcar as importantes etapas da elaboração de uma nova visão para as populações do mundo e disponibilizar recursos necessários para torná-la realidade, de acordo com o comunicado do FIDA.

-0- PANA AR/SEG/MTA/TBM/SOC/CJB/TON 08jul2015