Agência Panafricana de Notícias

Líderes da África Oriental procupados com integração regional

Nairobi- Quénia (PANA) -- Os líderes da África Oriental insistiram na necessidade de se desenvolver a integração sub-regional para preparar os países-membros da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) a atrair mais investimentos directos estrangeiros.
Durante uma conferência sobre investimentos encerrada quinta-feira, eles pediram que uma maior atenção seja prestada à estabilidade financeira e política, à unidade e à exclusão de África da economia mundial a fim de corrigir a exiguidade dos investimentos na região.
O chefe de Estado ruandês e Presidente em exercício da EAC, Paul Kagamé, disse apoiar a decisão de ajudar a integração regional para reduzir os encargos relativos aos negócios eliminando os termos comerciais desfavoráveis entre os cinco Estados-membros.
"Devemos tudo fazer para que, até Janeiro de 2010, entre em vigor a tão esperada integração, sobretudo agora que a auto-estrada Arusha-Namanga-Athi River foi encomendada", declarou.
Por isso, Kagamé convidou os Estados-membros a lançarem reformas institucionais conformes aos estatutos dos acordos da EAC.
Por seu turno, o Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, um dos chefes de Estado presentes na reunião, declarou que o seu país isolado já adoptou estas medidas na perspectiva da integração.