Agência Panafricana de Notícias

Líderes da oposição denunciam onda de violência no Togo

Lomé, Togo (PANA) - Líderes dos partidos políticos da oposição togolesa visitaram a sede do Partido Nacional Pan-Africano (PNP), incendiada segunda-feira à noite, antes de se dirigirem ao Ministério da Segurança para denunciar a escalada de violência que atingiu no mesmo dia a cidade de Sokodé e a capital, Lomé.

O ministro estava ausente das instalações do Ministério, e os líderes da oposição foram recebidos por um pessoal deste departamento ministerial.

O objetivo da oposição era exigir que aqueles que queimaram a sede do PNP fossem punidos e levados à Justiça.

Eles aproveitaram a oportunidade para alertar o ministro contra qualquer violência contra as populações durante a marcha de quarta para quinta-feira, em Lomé, para denunciar a posição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ( CEDEAO) na crise togolesa.

Na segunda-feira, a detenção do Imam Djobo Mohamed Allassani de Sokodé por "apelo ao crime e à sedição" despoletiu violência na cidade de Sokodé, Bafilo e Tchamba (todas na região central) bem como em Lomé. O balanço é de três mortos e vários feridos, bem como edifícios destruidos.

-0- PANA FAA/DIM/IZ 18out2017