Agência Panafricana de Notícias

Líder tchadiano felicita Presidente interina do Gabão

N'Djamena- Tchad (PANA) -- O chefe de Estado tchadiano, Idriss Deby Itno, enviou uma mensagem de felicitações e apoio esta quinta-feira à Presidente interina do Gabão, Rose Francine Rogombé, indica um comunicado da Presidência do Tchad.
Rose Francine Rogombé, presidente do Senado, prestou juramento quarta-feira como Presidente interina do Gabão, dois dias após a morte de Omar Bongo Ondimba, em conformidade com a Constituição do país.
Ela deverá organizar um escrutínio presidencial dentro de 45 dias.
"Senhora Presidente e cara irmã, é com muita satisfação que o povo tchadiano, o seu Governo e eu próprio, acabamos de saber que o povo irmão honrou a memória do Presidente El Hadj Omar Bongo respeitando a Lei Fundamental que o ilustre desaparecido legou ao seu país", lê-se no comunicado.
Deby enviou as suas "calorosas felicitações" a Rogombé e "rogou a Deus Todo-Poderoso para inspirar e orientar os seus passos nesta fase delicada da sua longa e rica carreira".
O chefe de Estado tchadiano indica que na aplicação desta Lei Fundamental, "é confiado doravante à senhora Presidente o futuro temporário da República gabonesa para uma transição que ele presume como suave e portadora de esperança para o Gabão".
Ele declarou-se convencido de que "as qualidades pessoais da Presidente do Gabão e a maturidade do povo gabonês são uma garantia para o êxito e a manutenção da paz não apenas para o Gabão, mas igualmente para a sub-região.
O Presidente tchadiano decretou terça-feira luto nacional de três dias, na sequência da morte do seu homólogo gabonês Omar Bongo Ondimba, segunda-feira, em Barcelona, na Espanha.