Agência Panafricana de Notícias

Líder sul-africano defende mais trocas comerciais intrafricanas

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, estima que já não podemos deixar o sitema financeiro internacional autogerir-se, e que os países em via de desenvolvimento devem colaborar no interesse do seu povo.
Falando quarta-feira à noite na abertura do Fórum Económico Mundial (FEM) sobre África na cidade do Cairo, Zuma disse que a crise económica mundial mostrava que o mundo precisa dum "sistema financeiro global modificado".
"Para a maioria dos países africanos ainda altamente endividados e dependentes da ajuda para os seus rendimentos, a crise actual traduzir-se-á numa agravação da fome, da pobreza e da mortalidade infantil", deplorou o Presidente sul-africano.
Segundo ele, os países africanos devem "negociar cada vez mais" entre si e com os outros países do Sul a fim de combater a recessão em curso.
Este ano, o FEM sobre África está a decorrer sob o lema "Implicações da Crise Económica Mundial para África".
O programa preliminar de 2009 deverá focalizar-se nas oportunidades disponíveis no continente apesar da transformação económica mundial.
O fórum permitirá igualmente aos líderes estudar de maneira pormenorizada as oportunidades excepcionais que se oferecem a África no novo cenário internacional.