Agência Panafricana de Notícias

Líder parlamentar da Guiné-Bissau em visita a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, inicia esta segunda-feira uma visita de quatro dias a Cabo Verde, a convite do seu homólogo cabo-verdiano Basílio Ramos, para reforçar os laços de amizade entre os dois povos, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte parlamentar.

Neste âmbito, Basílio Mosso Ramos e Cipriano Cassamá vão assinar um protocolo e um programa de cooperação Parlamentar entre as duas Assembleias.

O programa da visita do presidente da ANP da Guiné-Bissau inclui também o conhecimento, in loco, de diferentes instituições cabo-verdianas, nomeadamente câmaras municipais, Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi), Centro de Energias Renováveis, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), Fundação Amílcar Cabral, Hospital Agostinho Neto, entre outras.

Cipriano Cassamá deslocar-se-á igualmente aos municípios do interior da ilha de Santiago onde manterá contactos com as autoridades locais e visitará emblemáticos desses concelhos.

A visita do líder do Parlamento da Guiné-Bissau segue-se à efetuada pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, em finais de janeiro passado, e que foi marcada pela assinatura de uma série de acordos e memorandos.

A visita de Domingos Simões Pereira a Cabo Verde permitiu aos dois países retomarem formalmente as relações de cooperação, que foram suspensas com o golpe de Estado de 12 de abril de 2012, na Guiné-Bissau, protagonizado pelo general António Indjai.

Promoção e proteção recíproca de investimentos, disponibilização recíproca de imóveis para instalação das respetivas missões diplomáticas, estabelecimento de mecanismo de consultas políticas e de cooperação, consultas bilaterais e o acordo geral de amizade e cooperação, foram os instrumentos jurídicos assinados.

Na altura, Domingos Simões Pereira admitiu ainda que a Guiné-Bissau deverá beber da experiência autárquica de Cabo Verde.

Na sequência desta nova visita, uma delegação empresarial cabo-verdiana desloca-se, nos próximos dias, à Guiné-Bissau para prospectar o mercado local, visando reforçar a cooperação económica entre os dois países.

-0- PANA CS/IZ 02março2015