Agência Panafricana de Notícias

Líder opositor gabonês saúda memória de Omar Bongo

Libreville- Gabão (PANA) -- O líder da União Gabonesa para a Democracia e Desenvolvimento (UGDD), Zacharie Nyboto, homenageou, terça-feira à tarde em Libreville, o Presidente Omar Bongo Ondimba, falecido segunda-feira em Barcelona, na Espanha, saudando o seu trabalho pelo país que dirigiu durante 41 anos.
"Além desta grande tristeza, deve-se saudar o trabalho do homem que, durante 41 anos, conseguiu dirigir o país com estabilidade e paz social que constituem valores a preservar e a salvaguardar", declarou Zacharie Nyboto à cadeia oficial RádioTelevisão Gabonesa (RTG).
"Cada Gabonês, onde quer que esteja, deve ter no espírito o respeito dos valores republicanos, porque é a este preço que o nosso país continuará com paz e estabilidade", acrescentou.
Antigo dirigente do Partido Democrático Gabonês (PDG), no poder desde 1968, Nyboto deixou esta formação política, criada pelo Presidente Bongo Ondimba, para fundar a UGDD, o principal partido da oposição parlamentar.
Segundo a Constituição Gabonesa, em caso de vacância do poder, a presidente do Senado, Francine Rose Rogome, deve assegurar a Presidência interina e organizar eleições presidenciais num prazo de 30 a 45 dias.
O ministro da Defesa, Ali Bongo, filho do defunto Presidente, decidiu segunda-feira encerrar as fronteiras até nova ordem, apelando aos Gaboneses a "redobrar vigilância e a demostrar patriotismo diante da prova difícil que atravessa o país".
Por seu turno, o Governo decretou segunda-feira um luto de 30 dias pela morte do Presidente Omar Bongo Ondimba.