Líder nigeriano solidariza-se com ex-Presidente atacado
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, conversou com o antigo chefe de Estado, Goodluck Jonathan, para lhe exprimir a sua solidariedade após o ataque de homens armados contra a sua residência, em Otuoke, no Estado de Bayelsa.
O Presidente Buhari exprimiu a sua consternação diante deste "ataque trágico e infeliz em que um corajoso soldado perdeu a vida”, terça-feira.
Segundo um comunicado do porta-voz presidencial, Malam Garba Shehu, o Presidente exprimiu as suas condolências aos membros da família do soldado falecido bem como aos oficiais e aos soldados das Forças Armadas nigerianas, felicitando os guardas de Jonathan que "resistiram corajosamente ao ataque".
"O Presidente Buhari garantiu que a proteção do antigo dirigente e de todos os cidadãos do país continuará a ser uma grande preocupação para a sua Administração”, lê-se no documento.
Um soldado nigeriano foi morto terça-feira, quando desconhecidos abriram fogo num posto de segurança perto da residência de Jonathan e, segundo o seu porta-voz, Ikechukwu Eze, um outro soldado ficou ferido.
Os atacantes, que chegaram a bordo de cinco navios motorizados, tentaram ainda levar consigo uma canhoneira pertencente às Forças Armadas que estava estacionada num riacho perto da residência.
Ele "foram repelidos por corajosos soldados que os engajaram numa troca de tiros", refere Eze num comunicado, acrescentando que os homens "não podiam suportar o poder de fogo dos soldados e foram forçados a fugir".
O antigo Presidente, que não estava em Otuoke, na altura do ataque, voltou contudo à sua aldeia na manhã de quarta-feira para avaliar a situação.
-0- PANA MON/AR/AKA/BEH/MAR/IZ 26dez2019