Bamako, Mali (PANA) - O líder militar de uma plataforma de vários grupos armados pró-governamentais do Mali, Yoro Ould Daha, membro do Mecanismo Operacional de Comando (MOC), foi assassinado domingo, na região de Gao, por homens armados não identificados, soube a PANA terça-feira, em Bamako.
Ele representava a plataforma em Gao, no norte do Mali, no seio do MOC, uma estrutura criada no âmbito da implementação do acordo de paz e reconciliação no Mali, resultante do processo de Argel, cujo objetivo é conduzir patrulhas nas regiões setentrionais do Mali, para garantir a segurança das populações.
É composto por elementos das Forças Armadas do Mali e ex-combatentes de grupos armados.
A bordo de motos, os atacantes chegaram ao seu acampamento de Daha, onde pastava o seu gado e exigiram o pagamento de imposto.
Perante a sua recusa de obedecer, os homens armados dispararam mortalmente contra o chefe militar, que sucumbiu pouco depois, segundo testemunhas oculares.
Em várias localidades do norte do Mali, homens armados não identificados, na ausência do Exército e da administração, exigem que os pastores paguem impostos sobre os seus próprios animais.
Lembre-se que Yoro Ould Daha foi membro de um grupo jihadista que acabou por se render.
-0- PANA GT/DIM/IZ 12fev2020