Líder líbio visita Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – O chefe de Estado tunisino, Kais Saied, recebeu terça-feira o presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez Sarraj, que efetua uma visita oficial à Tunísia à frente de uma delegação de alto nível.
A reunião abordou, segundo um comunicado da Presidência tunisina, as relações económicas e políticas entre os dois países e as questões humanitárias.
No domínio da cooperação económica, as duas partes examinaram as formas de remover os obstáculos à circulação de pessoas e bens entre a Tunísia e a Líbia por via marítima e terrestre e evitar, nomeadamente, o encerramento do posto fronteiriço de Ras Jedir, principal ponto de passagem entre os dois países.
Abordaram igualmente a necessidade de se encontrar uma solução para as crianças tunisinas detidas na Líbia.
O chefe de Estado tunisino pediu o redobrar de esforços para se clarificar o desaparecimento, desde 13 de outubro de 2014, de Walid Kesiksi, trabalhador da Embaixada da Tunísia, em Tripoli, bem como o dos jornalistas tunisinos Sofien Chourabi e Nadhir Ketari, no mesmo ano.
Os dois estadistas receberam, na ocasião, os pais dos dois jornalistas e garantiram-lhes da sua preocupação em fazer esforços para conhecer a sorte dos seus filhos.
Sobre a crise líbia, Kais Saied sublinhou a necessidade de encontrar uma solução no quadro da legalidade internacional e por vontade dos próprios Líbios.
O Presidente tunisino defendeu uma resolução política global que sirva os interesses do povo líbio, sublinhando que a questão líbia é igualmente um assunto tunisino, segundo o comunicado.
-0- PANA BB/TBM/MAR/IZ 11dez2019