Líder líbio recebe responsáveis da Total
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, recebeu sábado o presidente do Conselho de Administração da petrolífera francesa “Total”, Patrick Pouyanné, e o presidente das Operações do Médio Oriente, Stephen Michel, para analisar os projetos da empresa na Líbia e os seus planos de desenvolvimento da sua produção.
O serviço de Imprensa do Conselho Presidencial do indica, num comunicado, que al-Sarraj exigiu, durante uma reunião realizada em Doha, no Qatar, à margem da sua participação no “Fórum de Doha”, dos responsáveis da gigante petrolífera francesa “apoio aos programas de desenvolvimento sustentável nas zonas adjacentes às operações petrolíferas em coordenação com a Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC)”.
Na quarta-feira última, o conselho de direção da Companhia Nacional aprovou a aquisição pela empresa Total da parte da Marathon Oil Libya Limited, que representa 16,33 por cento das concessões da empresa Al Waha, no valor de 450 milhões de dólares americanos.
Segundo o acordo, a empresa francesa comprometeu-se a investir 650 milhões de dólares americanos em projetos de desenvolvimento das concessões de al-Waha e a aumentar o volume de produção através de dois projetos maiores, o campo norte de Jallou e o bloco 98, o que contribui para aumentar a capacidade diária de produção de quase 180 mil barris.
A Total paga igualmente, em virtude deste acordo, uma subvenção de assinatura de 150 milhões de dólares americanos, destinada a apoiar programas e projetos de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.
-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 15dez2019