Líder líbio na 30ª cimeira da Liga Árabe na Tunísia
Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, está desde sábado na capital tunisina, Túnis, à frente da delegação líbia à 30ª cimeira árabe dominada pelo dossiê líbio.
À sua chegada ao aeroporto Túnis-Cartago, Sarraj foi acolhido pelo chefe de Estado tunisino, Béji Caïed Essebsi, e por vários altos responsáveis do Governo da Tunísia.
Uma receção oficial foi organizada em honra de al-Sarraj, durante a qual foi interpretado o hino nacional líbio, antes de ele cumprimentar as personalidades que o vieram acolher.
Na sexta-feira última, a reunião do Conselho dos Ministros Árabes dos Negócios Estrangeiros discutiu sobre o dossiê líbio na presença do enviado das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, que supervisiona o processo político neste país da África do Norte.
Salamé defende uma posição unificada dos países árabes para com o apoio aos esforços de busca de uma solução política na Líbia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Tunísia, Khamais Jhinaoui; do Egito, Sameh Chokry; da Argélia, Ramtan Lamamra, e líbio, Mohamed Siala, mantiveram sexta-feira à noite uma reunião na presença do emissário onusino destinada a passar em revista a situação na Líbia e o estado do processo político.
O enviado da ONU na Líbia anunciou, na semana passada, a realização da conferência nacional inclusiva, de 14 a 16 de abril próximo, em Ghadamès, consagrada a obter um consenso entre Líbios sobre um calendário eleitoral e a adoção de disposições que permitam pôr termo ao período de transição no país.
-0-PANA BY/BEH/FK/IZ 31março2019