Agência Panafricana de Notícias

Líder líbio e Presidente bissau-guineense falam da Guiné-Bissau

Tripoli- Líbia (PANA) -- O guia líbio, Muamar Kadafi, presidente em exercício da União Africana (UA), recebeu em audiência sexta-feira em Tripoli com o Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, com quem abordou a situação prevalecente neste país da África Ocidental.
Segundo uma fonte oficial líbia, o encontro entre os dois digirentes versou sobre as disposições relativas a uma eventual emenda à Constituição na perspectiva da eleição presidencial que será supervisionada pela UA e pela comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD).
Raimundo Pereira apresentou quarta-feira a Kadafi um roteiro relativo à situação na Guiné-Bissau garantindo-lhe que todas as instituições do país funcionam regularmente e que todas as partes trabalham em prol da restauração da paz e estabilidade no país.
O chefe do Estado bissau-guineense interino manifestou igualmente a vontade do seu país de manter contacto com o líder líbio a fim de beneficiar dos seus conselhos.
Kadafi efectuou a 12 de Março corrente uma visita à Guiné-Bissau a fim de se inteirar da situação neste país oeste-africano cujo chefe do Estado (João Bernardo "Nino" Vieira) foi assassinado a 2 do mês em curso e verificar o processo da normalidade constitucional conducente à organização de eleições democráticas.