Cartum, Sudão (PANA) - O chefe da junta militar no poder no Sudão, o general Awad Mohamed Ahmed Ibin Aouf, desistiu sexta-feira, 24 horas depois de tomar o poder, e nomeou o general Abdul Fatah Al Burhan Abdul Rahaman para lhe suceder.
Ele anunciou igualmente a demissão do general Kamal Abdul Maaroof, vice-presidente do Conselho Militar Interino, a junta militar, depois do derrube, quinta-feira última, do Presidente sudanês, Omar el-Bashir, após mais de 30 anos de poder ditatorial.
O novo presidente do Conselho militar por interino, Rahaman, foi empossado no mesmo dia, perante o presidente do Supremo Tribunal do Sudão.
O ex-líder militar Ibin Aouf disse que sua renúncia visa "evitar a desintegração do país e das forças regulares e das forças armadas em particular".
As marchas de protestos populares não param desde que Ibin Aouf anunciou ter tomado o poder.
Os manifestantes continuam a exigir a sua renúncia por ter feito parte do regime do deposto Presidente el-Bashir.
Imediatamente depois da renúncia do general Aouf, inúmeros jovens de ambos sexos sairam às ruas de Cartum para jubilarem.
Omar el-Bashir foi derrubado quinta-feira última pelas Forças Armadas Sudanesas, na sequência dos protestos populares devidos ao aumento do preço de pão desde dezembro último.
-0- PANA MO/VAO/ASA/DIM/DD 12abril 2019