Agência Panafricana de Notícias

Líder do partido El Wiam candidata-se à Presidência mauritana

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O chefe do Partido para a Democracia e Entendimento (El Wiam), Bodiel Ould Houmeid, depositou a sua candidatura às eleições presidenciais de 21 de junho próximo na Mauritânia, anunciou terça-feira o Conselho Constitucional, encarregado de receber os processos dos candidatos.

Originário do sudoeste do país, Bodiel Ould Houmeid foi ministro da Saúde, ministro das Finanças e diretor-geral da Caixa Nacional de Seguro de Doença (CNAM, sigla em francês) sob o regime de Maaouya Ould Sid’Ahmed Taya, destituído a 3 de agosto de 2005 por um golpe de Estado militar.

O seu partido, que ocupa sete assentos na Assembleia Nacional (Parlamento), representa a segunda força da oposição parlamentar, depois dos islamitas do Tawassoul que contam 16 deputados.

Entre os outros candidatos declarados para a sucessão do Presidente cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, figuram Birame Ould Dah Ould Abeid, um ativista antiesclavagista; e Ibrahima Moctar Sarr, chefe da Aliança para a Justiça e Democracia/Movimento para a Reconciliação (AJD/MR).

-0- PANA SAS/AAS/JSG/IBA/CJB/IZ 06maio2014