Argel, Argélia (PANA) - O presidente do Senado argelino (Conselho da Nação), Abdelkader Bensalah, foi nomeado pelo Parlamento para assumir efetivamente as funções de chefe de Estado por um período máximo de 90 dias.
Agindo em conformidade com o artigo 102º da Constituição do país, o Parlamento argelino declarou a vagatura definitiva do cargo de Presidente da República, na sequência da renúncia de Abdelaziz Bouteflika.
A decisão foi anunciada no termo de uma reunião realizada terça-feira, em Argel, com a participação das duas câmaras que formam o Parlamento argelino (Conselho da Nação e Congresso Nacional do Povo).
Vários grupos políticos decidiram boicotar este encontro, como o Movimento para Sociedade de Paz (MSP), a Coligação para Cultura e Democracia (RCD) e a Frente Argelina para o Desenvolvimento, Liberdade e Justiça (FADLJ).
A primeira decisão que o novo Presidente interino deve tomar será convocar a Autoridade Eleitoral para preparar as eleições presidenciais dentro de 90 dias, segundo fonte autorizada, na capital argelina.
-0- PANA YY/IN/JSG/CJB/IZ 09abril2019