Líder do Parlamento líbio anuncia candidatura às presidenciais
Tobruk, Líbia (PANA) - O presidente da Câmara de Representantes (Parlamento) da Líbia, Aguila Saleh, anunciou quarta-feira a sua candidatura à Presidência da República, no quadro das eleições gerais de 24 de dezembro deste ano.
A candidatura de Saleh vem juntar-se a duas outras anunciadas, na semana passada, por Seif al-Islam Kadafi, filho do ex-líder líbio, Muamar Kadafi, e pelo marechal Khalifa Haftar, antigo líder rebelde e chefe do autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA).
As próximas eleições, na Líbia, serão o culminar de um longo processo de paz patrocinado pelas Nações Unidas para pôr fim a um conflito militar que dura há cerca de uma década entre fações do leste e do oeste do país.
Saleh, que foi sancionado pelos Estados Unidos e pelas Nações Unidas por se recusar a reconhecer o governo provisório apoiado pelas Nações Unidas formado, em 2015, defendeu a importância das eleições para legitimar o poder político.
“A votação pública é a única fonte de legitimidade para qualquer autoridade", disse Saleh durante o anúncio da sua candidatura.
Os críticos questionam a estrutura legal dessas eleições nacionais, que acontecem em apenas seis semanas.
A Saleh é atribuída a promulgação de uma lei eleitoral, em setembro deste ano, sem a votação do plenário do Parlamento ou quorum adequado, e cujas principais disposições teriam sido criadas para ajudar a ele e ao seu aliado Haftar a concorrerem ao cargo sem o risco de perder as suas posições em caso de derrota.
Mas os defensores de Saleh argumentam que a lei em causa foi devidamente aprovada pelo Parlamento, acusando os críticos de tentarem atrasar as primeiras eleições do país desde 2014.
-0- PANA IZ 18nov2021