Agência Panafricana de Notícias

Líder de partido no poder em Cabo Verde deixa Governo

Praia, Cabo Verde (PANA) - A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), Janira Hopffer Almada, pediu, quinta-feira na cidade da Praia, a demissão do cargo de ministro da Juventude, Emprego e Desenvolvimento e Recursos Humanos
para se "dedicar inteiramente" à preparação da campanha para as legislativas de 20 de março próximo, apurou a PANA de fonte partidária.

Em carta endereçada ao primeiro-ministro, José maria Neves, Janira justificou o pedido de demissão com a "absoluta necessidade de se dedicar inteiramente à preparação da organização partidária e à mobilização da sociedade cabo-verdiana" para as eleições legislativas do próximo ano.

Janira Hopffer Almada, que desde dezembro de 2014 substitui José Maria Neves na liderança do PAICV, já revelou que está a trabalhar para que o seu partido, que governa Cabo Verde há 15 anos, com maiorias absolutas consecutivas, volte a conquistar uma nova maioria absoluta em 2016.

Entretanto, o primeiro-ministro disse já ter aceite o pedido de exoneração da ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, frisando que não vai nomear nenhum outro governante para o cargo no período que falta para o fim da legislatura.

Durante a conferência de imprensa, na cidade da Praia, o chefe do Governo afirmou que Janira Hofpper Almada desempenhou com “muito mérito” vários cargos a nível do Governo, exprimindo-lhe o seu agradecimento por todo o seu trabalho desempenhado em prol da maioria e de Cabo Verde.

“O mérito com que desempenhou as funções de ministra dos Assuntos Parlamentares, Presidência do Conselho de Ministros, da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, e das áreas da família e da solidariedade social, fez com que ela fosse eleita presidente do maior partido do país”, realçou Jose Maria Neves.

-0- PANA CS/DD 25dez2015