Agência Panafricana de Notícias

Líder de oposição ugandesa impedido no Quénia de regressar ao Uganda

Nairobi, Quénia (PANA) – O líder da oposição ugandesa, Kizza Besigye, foi expulso, quarta-feira de um vôo da Kenya Airways (companhia aérea), com destino a Entebbe, no Uganda..

Funcionários da Kenya Airlines forçaram Besigye, que deveria dirigir " uma marcha de oração nesta quinta-feira em Kampala, a capital ugandesa, a desembarcar do avião depois do embarque, alegando que ele era uma ameaça à segurança do Uganda e que o vôo não seria autorizado a aterrar no Uganda.

A decisão teria sido tomada após um telefonema de um oficial dos serviços secretos do Quénia que afirmou ter informações credíveis segundo as quais a viagem de Besigye seria arriscada.

Os apoiantes de Besigye reuniam-se nas ruas já à espera do seu regresso após duas semanas passadas no Quénia para seguir um tratamente na sequência de ferimentos infligidos pela polícia durante uma serie de manisfestações contra o preço de produtos de primeira necessidade.

Os deputados quenianos e os militantes dos Direitos Humanos acusaram a transportadora queniana de violar o direito internacional ao participar no plano ilegal de um regime autoritário (do Uganda) para privar dos seus direitos um cidadão da África Oriental.

"Exigimos uma explicação da Kenya Airways, que pertence em parte ao Governo e ao público, para dizer porque facilita uma violação dos direitos de uma pessoa", declarou o porta-voz dos protestadores, Ndubi, numa entrevista a um canal televisivo local.

-0- PANA AO/VAO/NFB/TBM/IBA/CCF/DD 11maio2011