Agência Panafricana de Notícias

Líder de oposição gambiana pede ao Presidente da República para libertar imame

Dakar, Senegal (PANA) - Um líder da oposição gambiana, Halifa Sallah, escreveu ao Presidente gambiano, Yahya Jammeh, pedindo-lhe para libertar de imediato um religioso muçulmano detido, o Imame Leigh Baba, a fim de se pôr fim a rumores sobre torturas e a eventualidade da sua morte.

Sallah, líder da Organização Democrática do Povo para a Independência e Socialismo (PDOIS), escreveu esta carta ao Presidente Jammeh na sequência da detenção prolongada do imame Baba bem como de rumores sobre a sua eventual morte.

"Os rumores sobre a segurança e o bem-estar de Baba Leigh aumentam a tensão política no país. Mesmo os apoiantes do vosso partido estão preocupados com rumores de tortura e de assassinato", lê-se na missiva.

"Espero, contudo que vá intervir de imediato para facilitar a libertação do imame Baba Leigh e tomar a decisão, por ocasião do Ano Novo, de se certificar de que o Governo e os seus agentes respeitam as regras da Constituição e as normas de boas práticas em matéria de Governação democrática", acrescentou Sallah.

Segundo ele, os 25 dias de detenção do Imame Leigh constituem uma violação flagrante da Constituição gambiana, que lhe dá o direito "inviolável e inalienável de ver um advogado nas três horas de detenção e de ser liberto ou conduzido diante dum tribunal num prazo de 72 horas de detenção".

-0- PANA MLJ/SEG/AKA/AAS/SOC/MAR/DD 30dez2012