Líder de oposição diz testado positivo ao coronavírus no Quénia
Nairobi, Quénia (PANA) - O líder da oposição queniana, Raila Odinga, anunciou quinta-feira que o seu novo teste de coronavírus é positivo, três dias depois da sua hospitalização.
"Esta noite, fui informado pelos médicos, que realizaram numerosos e complicados testes em mim nos últimos dois dias para obter um diagnóstico preciso do meu estado de saúde", disse Odinga num comunicado.
O também ex-primeiro-ministro do Quénia, que fez uma campanha intensa para um referendo proposto pela Iniciativa de Construção de Pontes (BBI, sigla em inglês), que visa emendas constitucionais para "se construir pontes para um Quénia unido" lançado com o Presidente Uhuru Kenyatta na sequência do eleições contestadas de 2017, estás ser tratado no hospital de Nairobi.
Odinga estava na região costeira para fazer campanha para o projeto do referendo para mudar a estrutura do Governo.
Disse ter sido autorizado por médicos, após ter feito vários testes, a anunciar que contraiu a covid-19.
“Embora me sinta forte e em boa forma depois de alguns dias no hospital, concordo com os meus médicos para entrar no período de quarentena”, disse Odinga.
O seu médico, Oluoch Olunya, disse que o Odinga reage bem ao tratamento e com todo seu juízo.
"Aproveito para agradecer à equipa médica por estes dias de trabalho muito meticuloso que passaram para chegarem a este diagnóstico", disse Odinga, exortando os seus compatriotas a protegerem-se contra o vírus.
Disse que a população deve perceber que "a covid-19 é real e está no nosso meio. Devemos respeitar todas as medidas recomendadas pelo Governo, por cientistas e trabalhadores da saúde.
-0- PANA AO/AR/NFB/JSG/MAR/DD 12março2021