Líder de oposição detido no Senegal por "perturbar ordem pública"
Dakar, Senegal (PANA) - O presidente do partido Pastef/Os Patriotas (oposição), Ousmane Sonko, está detido desde quarta-feira última por perturbar a ordem pública, anunciou o seu advogado, Khoureyssi Ba.
A sua detenção deveu-se à sua participação numa manifestação não autorizada, segundo a fonte.
Detido nas instalações da Seção de Pesquisa da Gendarmaria Nacional de DaKar, Sonkho devia ser ouvido por um juiz de instrução num caso de "repetidas violações sexuais e ameaças de morte" de que é acusado por uma jovem massagista de 21 anos de idade.
Durante a manifestação proibida, o opositor viu o seu imponente cortejo paralisado por elementos das forças da ordem, ansiosos por evitar qualquer risco de perturbação.
Estes queriam impor aos manifestantes um itinerário conducente ao Palácio de Justiça.
Mas Ousmane Sonko recusou-se categoricamente a desviar-se do itinerário já traçado.
A este braço de ferro seguiu-se um diálogo de surdos entre os manifestantes e as forças de segurança, apesar da intervenção do prefeito de Dakar.
Por causa da sua recusa categórica, Sonkho foi levado à força pelos gendarmes até à Gendarmaria, onde passou já uma noite em detenção vigiada.
Os seus apoiantes manifestaram-se de maneira violenta durante todo o dia, não hesitando em enfrentar a polícia e a gendarmaria, atirando projéteis de todo o tipo e queimando pneus nas ruas.
Ousmane Sonko ficou em terceiro lugar nas últimas eleições presidenciais, ocorridas a 24 de fevereiro último e ganhas logo na primeira volta pelo então Presidente senegalês cessante, Macky Sall, com 58,27 por cento dos sufrágios expressos.
-0- PANA JSG/MAR/DD 4março2021