Agência Panafricana de Notícias

Líder de movimento rebelde morto em raide do Exército sudanês

Cartum, Sudão (PANA) - O Exército sudanês anunciou domingo ter morto o líder do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM) em Darfur, o Dr. Ibrahim Khalil, bem como vários outros responsáveis do grupo rebelde.

Um comunicado divulgado pelo Exército sudanês indica que o Dr. Khalil e os seus companheiros foram mortos durante uma "operação heroíca" levada a cabo pelo Exército na localidade de Wad Banda, no Estado do Kordofan Norte, no Sudão Ocidental.

O porta-voz das Forças Armadas, o coronel Sawarmi Khalid Saad, indica que as forças governamentais conseguiram matar o líder do JEM no termo dum raide eficaz e dum confronto direto que visaram pôr termo aos ataques rebeldes contra inocentes populações civis nas aldeias e nas zonas de povo nómada.

O coronel Sawarmi indicou igualmente que as forças sudanesas conseguiram bloquear a estrada aos rebeldes que tentavam retirar-se no Sul Sudão para se reorganizar.

O Dr. Khalil, médico de 50 anos de idade, é originário da região de Darfur, no Sudão Ocidental, precisamente da aldeia de Tine, perto da fronteira com o Tchad.

Ele criou o JEM em 2001 após um diferendo com o Governo central de Cartum, no seio do qual ele tinha ocupado o posto de ministro regional de 1989 a 2001.

I-0- PANA MO/SEG/ASA/SSB/MAR/TON 25dezembro2011