Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição mauritana saúda revolução no Egipto

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O líder institucional da oposição mauritana, Ahmed Ould Daddah, saudou em Nouackchott « a revolução em curso do povo egípcio » e prediz a propagação da onda de choque em outros países.

O presidente da Coligação das Forças Democráticas (RFD), que falava terça-feira durante um encontro com a imprensa, falou com grande admiração do « enraizamento, da influência cultural e civilizacional », bem como da « posição estratégica e do peso demográfico (85 milhões de habitantes) do povo egípcio no seio do mundo árabe e do continente africano ».

Ould Daddah lembrou que o povo egípcio sempre desempenhou um papel pioneiro desde a revolução de Gamal Abdel Nasser em 1952.

O opositor mauritano considera a revolta da população egípcia e o recente derrube do regime do Presidente tunsino, Zine el-Abidinie Ben Ali, como o ponto de partida duma lâmina de fundo que deve afetar inevitavelmente os outros povos árabes que « aspiram à liberdade e à democracia ».

A título de exemplo, o opositor citou o caso da Mauritânia, « país com dupla pertença magrebina e oeste-africana e cuja juventude assumirá plenamente as suas responsabilidades na via da mudança ».

-0- PANA SAS/MAN/MAR/TON 01fev2011