Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição gabonesa aproxima-se do partido no poder

Libreville, Gabão (PANA) – O principal partido da oposição gabonesa, a União do Povo Gabonês (UPG), lançou negociações com o partido no poder para participar na gestão dos assuntos do país, anunciou este sábado o seu líder, Pierre Mamboundou, por ocasião do 12º aniversário da fundação desta formação política.

« Nós estamos sim em negociações com o poder, mas não assinaremos a carta da maioria republicana para a emergência. Nós somos parceiros da maioria », declarou Mamboundou à Radiotelevisão pública gabonesa, RTG.

Segundo ele, o acordo "está quase pronto" e que a UPG deverá estar implicada em todas as estruturas do Estado, incluindo ministérios, empresas, institutos e outras instituições.

Com este envolvimento, a UPG pretende "consevar uma certa liberdade", avisou Mamboundou, acrescentando que « se as coisas não andarem no bom sentido, vamos tomar as medidas adequadas».

O líder da UPG encontrou-se sexta-feira com o primeiro ministro gabonês, depois de ser recebido na véspera pelo Presidente Ali Bongo Ondimba.

-0- PANA LAW/DIM/IZ 16julho2011