Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição em Cabo Verde eleita vice-presidente da Internacional Socialista

Praia, Cabo Verde (PANA) - A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o principal da oposição, Jandira Hopffer Almada, acaba de ser eleita vice-presidente da Internacional Socialista (IS), apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.

“Este é, inequivocamente, um ganho extraordinário para Cabo Verde, para o PAICV e para a líder, pois esta eleição representa a ascensão ao mais elevado a cargo alguma vez ocupado por um partido político em Cabo Verde, na arena internacional”, indica em comunicado a direção do partido.

A nota sublinha que a eleição de Jandira Hopffer Almada “é também o mais elevado cargo que o PAICV já conseguiu a nível mundial, no seu longo percurso na Internacional Socialista”.

Para o PAICV, a eleição da sua líder como vice-presidente da IS a nível mundial significa “um grande reconhecimento” do país e do partido, para o qual “muito contribuíram, por ser das poucas mulheres a assumirem a liderança de um partido histórico”.

O anúncio dest promoção de Janira Hopffer Almada surgiu no fim de semana quando o Conselho Nacional do PAICV esteve reunido na cidade da Praia para analisar a situação política nacional e definir as linhas gerais para as reformas em curso, nomeadamente a do Parlamento, a revisão da Constituição, a revisão do Código Eleitoral e a regionalização.

Todas essas reformas terão de ser negociadas entre o Movimento para a Democracia (MpD), atual partido no poder, e a principal força da oposição (PAICV), uma vez que, lê-se no documento, carecem do voto favorável de dois terços dos deputados para a sua aprovação no Parlamento.

A IS é uma organização de partidos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas que existe, com o atual figurino, desde 1951, e integra 150 partidos, de mais de 100 países e de todos os continentes.

O PAICV, então sob a liderança de Pedro Pire, foi admitido na Internacional Socialista no Congresso de Berlim, em 1992, com o apoio dos partidos socialistas português e francês e do partido social-democrata da Alemanha (SPD).

O PAICV, que governou Cabo Verde nos primeiros 15 anos da independência em regime de partido único (1975-1990) e noutros 15 anos já em regime democrático (2001-2016), já assumiu anteriormente a vice-presidência do Comité África da Internacional Socialista e organizou várias reuniões desse Comité em Cabo Verde.

Integrou também o Comité de Ética da organização, que decide sobre as adesões e exclusões no seio dessa família política internacional.

-0- PANA CS/DD 17julho2017