Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição em Cabo Verde visita China a convite do PCC

Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição em Cabo Verde, inicia esta segunda-feira, uma visita de cindo dias à China, a convite do Partido Comunista Chinês (PCC) e do Governo deste país asiático, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte partidária.

Uma fonte dessa formação política revelou que Ulisses Correia e Silva tem na agenda “grandes prioridades”, nomeadamente, estreitar as relações de “amizade e de confiança” entre o MpD e o PCC, que vêm de há duas décadas, altura em que essa formação política cabo-verdiana foi governo e que se relançou os laços de cooperação e comerciais entre China e Cabo Verde.

Do programa consta ainda o estabelecimento de contactos com altos responsáveis do Governo da China, perspetivando, segundo a mesma fonte, o que é o projeto do MpD para as relações externas e o que serão as relações de cooperação entre os dois países, num quadro de convergência de objetivos.

O responsável das Relações Externas do MpD, Jorge Santos, anunciou também que, em Beijing, Correia e Silva terá encontros com empresários ligados ao mar e à administração dos portos da China, pelo que irá visitar empresas de administração dos portos e empresas de estaleiros navais.

“São empresas que têm muito interesse em Cabo Verde, no quadro da privatização da Enapor, mas também, no quadro da privatização dos estaleiros navais de São Vicente”, refere Jorge Santos.

O líder do MpD, que é também presidente da Câmara Municipal da Praia, segue para Xangai no dia 04, onde terá encontro com o governo dessa região autónoma da China, e irá privilegiar encontros com empresários do ramo das Teconologias de Inforrmação e Comunicação (TIC) e dos transportes.

Neste âmbito, ele tem agendada uma visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa de telecomunicações Huawei que é o maior fornecedor de equipamentos de telecomunicações do mundo e terceiro maior vendedor de telemóveis no mundo.

“Esta visita é extremamente importante e vem no momento em que o MpD prepara o seu projeto de Governo e lança as base para a governação de Cabo Verde, num quadro de relações e de definição de prioridades da sua política externa e de definição clara dos seus parceiros internacionais”, sublinha Jorge Santos.

Nesta deslocação, o líder do maior partido da oposição em Cabo Verde faz-se acompanhar de uma delegação constituída pelo responsável das Relações Externas do MpD e pelos membros da Comissão Política Nacional Joana Rosa, Filomena Gonçalves e Luís Teixeira.

-0- PANA CS/IZ 02fev2015