Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição eleito Presidente da Somália

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O líder da oposição somalí, Shariff Sheikh Ahmed, foi eleito sábado pelo Parlamento, reunido em Djibuti, Presidente do país na terceira volta do escrutínio.
Antigo presidente do Parlamento, Shariff Ahmed substitui Abdullahi Yusuf Ahmed, que se demitiu em Dezembro passado antes de se refugiar no Iémen.
Shariff Ahmed, líder do movimento islamita moderado Aliança para a Relibertação da Somália (ARS), antes um dos grupos islamitas mais poderosos do país, foi eleito com 213 votos pelo Parlamento no termo duma sessão que durou toda a noite, soube a PANA de fonte onusina.
Ele tinha sido obrigado a deixar o posto de presidente do Parlamento para se juntar às fileiras da oposição depois de divergências com o antigo Presidente Yusuf Ahmed.
Shariff Ahmed faz parte dos que se opuseram fortemente à presença das tropas etíopes no território somalí.
O novo Presidente somalí deverá ser empossado antes de se deslocar a Addis Abeba para se juntar aos outros dirigentes africanos na Cimeira da União Africana (UA) na capital etíope.
Catorze candidatos disputaram a Presidência, dos quais o actual primeiro-ministro, Nur Hussein Adde, e senhores de guerra.