Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O líder da Junta na Guiné-Conakry, coronel Mamady Doumbouya, nomeou quarta-feira uma antiga ministra do regime derrubado, a 05 de setembro último, para o posto de coordenadora do Gabinete de Acompanhamento das Prioridades Presidenciais.
Num decreto, o líder da Junta designou Kadiatou Emilie Diaby, antiga funcionária do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) chamada pelo Presidente Alpha Condé para ocupar o o Ministério das Obras Públicas.
Ela representa por enquanto a única membro do deposto Governo a ser designada pela Junta que intenta ações judiciais contra alguns dos seus antigos colegas no Tribunal de Repressão de Infrações Económicas e Financeiras (CRIEF), por corrupção, branqueamento, desvio de fundos públicos, entre outros.
No entanto, o seu colega do deposto Governo, o antigo ministro dos Hidrocarbonetos, Diakaria Koulibaky, detido, há alguns dias, beneficiou de liberdade provisória.
Inculpado e detido a 06 de abril último por corrupção e enriquecimento ilícito, Koulibaky tinha sido encarcerado na Cadeia Central de Conakry com o ex-primeiro-ministro, Ibrahima Kassory Fofana, e dois outros antigos ministros, Mohamed Diané e Oyé Guilavogui.
Algumas fontes afirmam que este antigo ministro prometeu à CRIEF pagar brevemente uma caução de cerca de 205 milhões de francos CFA.
-0- PANA AC/IS/FK/IZ 21abril2022