Agência Panafricana de Notícias

Líbios são capazes de conduzir seu destino, diz presidente do CNT

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia, Mustapha Abdeljelil, sublinhou a capacidade dos Líbios de conduzir o seu destino e construir um futuro próspero em toda a transparência.

Abdeljelil fez esta declaração esta semana durante a votação, em Tripoli, dos membros do CNT para eleger o primeiro-ministro do Governo de transição.

"Anunciamos e provamos, hoje, ao mundo que, pela primeira vez na história do mundo árabe ou dum país do Terceiro Mundo, se designa por votação um primeiro-ministro encarregue de formar um Governo", disse nomeadamente Mustapha Abdeljelil.

O universitário Aderrahim Al-Kib foi eleito primeiro-ministro do Governo de transição, obtendo 29 votos dos 51 membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia dos quais três abstiveram-se.

Na sua primeira conferência de imprensa, o novo primeiro-ministro afirmou a sua vontade de construir um Estado de Direito e afirmou que o próximo Governo será composto essencialmente por tecnocratas que vão abordar a satisfação das necessidades urgentes dos cidadãos líbios.

O Governo de transição será encarregue de levar bom porto o processo político do país, com a eleição, dentro de oito meses, duma Assembleia Constituinte encarregue da elaboração duma Constituição e da adoção dum código eleitoral e da organização de eleições gerais, um ano mais tarde.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 03nov2011