Líbios examinam bases jurídicas para eleições gerais na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Uma segunda reunião virtual do Comité Jurídico do fórum de diálogo político líbio realizou-se segunda-feira sob os auspícios do da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), para examinar as bases jurídicas para a organização das eleições gerais a 24 de dezembro de 2021 na Líbia, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
"O encontro versou sobre bases legislativas e jurídicas para a realização de eleições nacionais na Líbia", lê-se num comunicado publicada segunda-feira à noite pela MANUL.
Presente no fórum, o presidente da Alta Comissão Eleitoral Nacional na Líbia (HCEN), Imed Al-Sayeh, regozijou-se com progressos dos preparativos técnicos da sua instituição para a realização das eleições nacionais, a 24 de dezembro de 2021, com base na legislação eleitoral a ser adotada brevemente, segundo o mesmo documento.
O Fórum de Diálogo Político Líbio (LDPF) está atualmente encalhado no tofante à escolha de um mecanismo de seleção de candidatos a cargos de direção da autoridade executiva, precisamente a de presidente do Conselho Presidencial e as de dois vice-presidentes, bem como a de primeiro-ministro do Governo de União Nacional.
Anteriormente, o FDPL produziu num roteiro consubstanciado, entre outras coisas, na instituição de uma transição de 18 meses, a iniciar-se a 21 de dezembro corrente, e na organização de eleições presidenciais e legislativas a 24 de dezembro de 2021.
-0- PANA BY/IS/SOC/DIM/DD 29dezembro2020